Artigos

Fobias específicas

Fobias específicas

Fobias específicas são definidas pela presença de ansiedade ou medo excessivos e persistentes relacionados a um determinado objeto ou situação. Alguns exemplos comuns de estímulos fóbicos são voar, alturas, animais, ver sangue ou tomar injeções. O objeto ou situação fóbica são evitados ao máximo pelo sujeito ou suportados com acentuada ansiedade ou sofrimento.
 
A mera proximidade ou mesmo a antecipação da exposição ao estímulo é capaz de gerar ansiedade e medo intensos, o que causa sofrimento clinicamente significativo, podendo prejudicar o funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. 
 
Ainda que o indivíduo perceba que suas reações diante do estímulo fóbico são exageradas, ele tende a superestimar o perigo, de forma que a ansiedade ou medo sentidos se mostram desproporcionais em relação ao perigo real apresentado pelo objeto ou situação ou são mais intensos do que é considerado necessário.
 
Ocasionalmente, a fobia específica se desenvolve após um evento pontual, entretanto, muitas pessoas com fobia específica não conseguem se lembrar da razão para o início de suas fobias.
 
O tratamento de fobias específicas é realizado por meio da psicoterapia, principalmente pela terapia cognitivo-comportamental (TCC). O tratamento farmacológico não tem sido utilizado na prática clínica e são poucos os estudos sobre o uso de medicações nesses transtornos. 
 
Uma mudança no estilo de vida também é essencial como parte do tratamento. Incluir atividades físicas, manter uma alimentação rica e balanceada, prezar pelos contatos sociais e momentos de lazer são atitudes que proporcionam uma vida mais equilibrada e prazerosa. 
 
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta. Se você se identificou com alguma das situações relatadas, procure ajuda profissional. A automedicação é contraindicada em todos os casos. Todo tratamento deve ser acompanhado por um profissional qualificado e não deve ser interrompido sem seu conhecimento.
 
Leandro Augusto Paula da Silva
CRM: 34231 - MG