Artigos

Depressão

Depressão

A depressão, ou transtorno depressivo maior, é marcada por alterações nítidas no afeto e na cognição durante um período de pelo menos duas semanas, durante as quais o indivíduo apresenta humor deprimido ou perda de interesse ou prazer em quase todas as suas atividades. Outros sintomas característicos do quadro depressivo são: fadiga e perda de energia; alterações do apetite ou do peso; dificuldade para pensar, concentrar-se ou tomar decisões; insônia ou hipersonia; sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva ou inapropriada; agitação ou retardo psicomotor; e ideação suicida.
 
Os sintomas da depressão são persistentes e presentes na maior parte do dia, quase todos os dias, o que gera sofrimento ou prejuízo clinicamente significativo ao funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. 
 
O tratamento para depressão é multimodal, incluindo farmacoterapia e psicoterapia. Os medicamentos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS) costumam apresentar bons resultados no tratamento, assim como a terapia cognitivo-comportamental (TCC).
 
Uma mudança no estilo de vida também é essencial como parte do tratamento. Incluir atividades físicas, manter uma alimentação rica e balanceada, prezar pelos contatos sociais e momentos de lazer são atitudes que proporcionam uma vida mais equilibrada e prazerosa. 
 
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para cada caso, bem como a dosagem correta. Se você se identificou com alguma das situações relatadas, procure ajuda profissional. A automedicação é contraindicada em todos os casos. Todo tratamento deve ser acompanhado por um profissional qualificado e não deve ser interrompido sem seu conhecimento.
 
Leandro Augusto Paula da Silva
CRM: 34231 - MG